Palavra do Senhor

"E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará." (João 8 : 32)

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Sobe para sete o número de mortos pelas chuvas em SP

Capital teve deslizamentos durante toda a noite; ainda há vários desaparecidos







Tragédia: casas soterradas por deslizamento em São José dos Campos, no interior de São Paulo (Lucas Lacaz Ruiz/Folhapress )

A chuva que atingiu São Paulo na noite de segunda-feira provocou a morte de pelo menos sete pessoas na capital paulista, na região metropolitana e no interior. Pelo menos cinco rios transbordaram, causando quase 70 pontos de alagamento e colocando cinco regiões da capital em estado de
alerta. Em São José dos Campos, no interior, duas pessoas morreram e outras estão desaparecidas em decorrência do soterramento de duas casas, informa a Defesa Civil do estado.

Na capital, duas pessoas morreram no bairro do Jaçanã. Na região metropolitana, mais três vítimas: duas em Mauá e uma em Embu. Desde meados de dezembro, o estado de São Paulo teve dezoito mortes provocadas pelas fortes chuvas. Treze delas foram provocadas por deslizamentos, duas por enchentes e três por outros motivos. De acordo com a Defesa Civil, há outra possível morte que ainda não foi confirmada e quatro pessoas estão desaparecidas.

A cidade registrou casos de deslizamentos durante toda a noite. Às 6 horas da manhã desta terça-feira, o Centro de Gerenciamento de Emergências da Prefeitura registrava 53 pontos de alagamento em toda a cidade - no ápice da chuva, às 23 horas de ontem, foram 69, sendo que 38 deles eram intransitáveis. O GCE mantém a zona norte da cidade em estado de atenção e a Marginal Tietê, em estado de alerta.

Transporte - O paulistano sente também o reflexo da chuva no trânsito. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) suspendeu o rodízio de veículos de passeio por toda a terça-feira e o de caminhões até meio-dia, período em que eles também estão autorizados a circular nos corredores em que há restrição de trânsito, como a Marginal Pinheiros, a Avenida dos Bandeirantes, a Affonso D. Escragnolle Taunay e a Jornalista Roberto Marinho.

Às 6h59 da manhã de terça-feira, a CET registrava 60 quilômetros de lentidão, índice alto para o horário. Ao longo da manhã o engarrafamento tem diminuído. Às 10 horas, a extensão do trânsito lento era de 44 quilômetros. A região mais crítica é a Zona Norte, que chegou a registrar 14 quilômetros de lentidão. A Marginal Tietê esteve praticamente intransitável entre as Pontes das Bandeiras e Julio de Mesquita Neto. Após o meio-dia, a extensão do tráfego lento foi reduzida para 14 km e as principais pistas da cidade foram liberadas.

Luis Cleber/AE

Alagamento no túnel Anhangabaú, no centro

Os córregos Cabuçu de Baixo, Morro do S, Jaguaré e Limão transbordaram, assim como o Rio Tietê, cuja águas invadiram a Marginal em dois pontos, na altura da Penha (Zona Leste) e do Piqueri (Zona Oeste). O Rio Pinheiro também transbordou e causou um ponto de alagamento na altura da Ponte da Cidade Universitária, na Marginal Pinheiros. Dois túneis, ambos na zona oeste, tiveram que ser fechados por causa da chuva.

O metrô de São Paulo também enfrentou problemas. As plataformas de embarque e desembarque da Estação República, localizada no centro, foram invadidas pelas águas. Apesar do incidente, o metrô informou que a operação prossegue normalmente. A circulação de trens da CPTM também foi prejudicada pelas chuvas. Da noite de segunda até o início da manhã desta terça o trecho entre as estações Caieiras e Franco da Rocha, na Linha 7-Rubi ficou interrompida porque a região estava alagada. Às 9 horas, porém, a situação foi normalizada em toda a cidade.

Fonte: http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/chuva-forte-provoca-transbordamento-de-cinco-rios-em-sp

Nenhum comentário:

Postar um comentário