Palavra do Senhor

"E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará." (João 8 : 32)

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Reconstruino os muros

Oséias 6:3. “E enviei-lhes mensageiros a dizer: Faço uma grande obra, de modo que não poderei descer; por que cessaria esta obra, enquanto eu a deixasse, e fosse ter convosco?”

Tema da mensagem:

“Não pare o que você está fazendo.”

Quem era Neemias?
Neemias viveu durante o período em que Judá era uma província do Império Persa, e havia sido designado copeiro real no palácio de Susan; o rei, Artaxerxes I , parece ter tido um bom relacionamento com seu funcionário, como evidencia a longa licença que lhe foi concedida durante a restauração de Jerusalém.
Através de seu irmão Hanani (Ne, 1:2; 2:3), Neemias ouviu sobre a condição lamentável de Jerusalém, e encheu-se de tristeza; por muitos dias ficou em jejum, em luto, orando pelo local do sepulcro de seus pais. Finalmente, o rei percebeu a tristeza em sua expressão, e perguntou-lhe o seu motivo; Neemias explicou-o ao rei, que lhe concedeu permissão de ir à cidade e agir lá como um tirshatha, ou governador, da Judeia.
Neemias chegou a Jerusalém no 20.º ano do reinado de Artaxerxes I (445/444 a.C.) com um forte séquito que lhe fora fornecido pelo próprio rei, e com cartas para todos os paxás das províncias pelas quais passaria, assim como para Asaf, o mantenedor das florestas reais, ordenando-os a ajudá-lo.
Qualidades de neemias.
1- Um homem de caráter, persistência e oração.
2- Extraordinário planejador, organizador e motivador.
3- Sob sua liderança, os muros ao redor de Jerusalém foram reconstruídos em 52 dias.
4- Como líder político conduziu a nação a reforma religiosa e ao despertamento espiritual.
5- Agiu com calma diante da oposição.
6- Foi capaz de ser honesto e objetivo com seu povo, quando estavam em pecado.

Para entendermos o que Neemias estava fazendo e sentindo precisamos voltar ao capitulo 1:4-6.

“4 E sucedeu que, ouvindo eu estas palavras, assentei-me e chorei, e lamentei por alguns dias; e estive jejuando e orando perante o Deus dos céus.
5 E disse: Ah! SENHOR Deus dos céus, Deus grande e terrível! Que guarda a aliança e a benignidade para com aqueles que o amam e guardam os seus mandamentos;
6 Estejam, pois, atentos os teus ouvidos e os teus olhos abertos, para ouvires a oração do teu servo, que eu hoje faço perante ti, dia e noite, pelos filhos de Israel, teus servos; e faço confissão pelos pecados dos filhos de Israel, que temos cometido contra ti; também eu e a casa de meu pai temos pecado.”

Neemias sabia o porquê estava acontecendo tudo aquilo. Por causa da desobediência do povo. Por isso ele chorou e orou, pois sabia que só Deus poderia livrar o povo, ele cria num Deus eterno vivo (Deuteronômio 28:15)
“15 Será, porém, que, se não deres ouvidos à voz do SENHOR teu Deus, para não cuidares em cumprir todos os seus mandamentos e os seus estatutos, que hoje te ordeno, então virão sobre ti todas estas maldições, e te alcançarão:”

Por isso ele tinha a certeza de que aquilo era um chamado do Eterno e ele não poderia parar em hipótese alguma. Quando temos um chamado satanás tenta de todas as formas nos parar.

O primeiro passo em qualquer empreendimento é orar.
Neemias viu o problema e ficou aflito em vez de afligir-se ele tomou uma posição diante de Deus. Ele não era o primeiro a voltar a Jerusalém, Zorobadel já havia conduzido um grupo e Esdras outro. Neemias estava levantando agora um grupo maior para voltar, ele encontrou um povo desorganizado e uma cidade sem muros para protegê-la. A maior carência dos Judeus era liderança. Não havia quem dissesse por onde começar e que direção tomar. Este era o chamado de Neemias: Liderar aquele povo na reconstrução da cidade e do povo. Neemias não só edificou os muros da cidade, mas a vida espiritual do povo.
Por isso tiramos alguns tópicos para essa mensagem.

Neemias tinha:
1- Compromisso – “Estou fazendo”. Quando você estiver empenhado em fazer a obra de Deus, poderá receber ataques contra seu caráter. Sambalate e Tobias tentaram atacá-lo de todas as formas.
2- Determinação – “Não poderei descer”. Quando você está determinado a fazer a obra de Deus o inimigo se levanta para fazê-lo parar.
3- Certeza – “Por que cessaria”.Nosso inimigo sabe que está próxima a vinda do Senhor. Por isso tenha a certeza que esta obra é de Deus e ninguém pode parar.
4- Alvo – “Fosse ter convosco”. Escute sempre a voz do Senhor pois satanás usa os seus para parar a obra de Deus na sua vida. O que você está fazendo aonde vai te levar, qual o seu alvo. Se for Jesus Cristo, continue e siga em frente.
5- Reconhecimento (de Deus). (Neemias 6:15,16).
“15 Acabou-se, pois, o muro aos vinte e cinco do mês de Elul; em cinqüenta e dois dias.
16 E sucedeu que, ouvindo-o todos os nossos inimigos, todos os povos que havia em redor de nós temeram, e abateram-se muito a seus próprios olhos; porque reconheceram que o nosso Deus fizera esta obra.”

Saiba que quando o Eterno está no negócio o milagre acontece, para que satanás venha ser envergonhado. Por isso seja lá o que estiver fazendo para o Senhor, não pare mesmo em meio as lutas pois o Senhor irá te honrar.

Que a paz esteja com todos os amados.

Fontes: Wikiédia.Com
Bíblia de estudo e aplicação pessoal.

Evangelista Cleonildo Paula da Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário