Palavra do Senhor

"E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará." (João 8 : 32)

quarta-feira, 9 de março de 2011

Um pouco de história.

O surgimento de três escolas teológicas

         Um novo e desafiador período se inicia à partir do segundo século. Defender a fé entregue aos santos por meio de obras e artigos que a corroborasse. Nesse período, surgiram muitas seitas e heresias, e então, tornou-se proeminente o cuidado da Igreja quanto ao desenvolvimento da sua doutrina.
         Nos tempos apostólicos, a comunidade cristã estava voltada para o interior, para o coração. Havia uma entrega sem ressalvas   a   Cristo.   Contudo,   nesse   novo   período,   a   fé   passou   a   ser
mais mental e intelectual mais voltada para as doutrinas (artigos) da Igreja, do que propriamente para o exemplo de vida de Jesus.
         A doutrina ocupou um avantajado espaço no cristianismo e com isso, nesse período, apareceram três escolas teológicas: uma em Alexandria, outra na Ásia Menor, e outra no Norte da África.
         A   escola   de   Alexandria:   fundada   em   180   d.C.,   por   Patento,   um filósofo afamado. Foi um eloqüente orador, contudo, poucos de seus   ensinamentos   sobreviveram.   Suas   obras   combatiam
acirradamente o paganismo. Orígenes foi o mais ilustre personagem da escola de Alexandria. Contribuiu com muitos temas intelectuais naquele período.
         A escola da Ásia Menor: era formada por um grupo distinto de escritores   e   mestres   da   teologia.   Irineu   foi   seu   mais   importante porta-voz.
         A escola do norte da África: localizava-se em Cartago. A que mais contribuiu para o cristianismo. Ela deu forma ao pensamento teológico da Europa. Seus dois maiores representantes foram: Tertuliano e Cipriano, ambos fervorosos teólogos.
         As obras deixadas por esses distintos cristãos se tornaram ricas   informações     sobre  a  Igreja,  sua  vida,  suas  doutrinas até aquele período.

Nenhum comentário:

Postar um comentário