Palavra do Senhor

"E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará." (João 8 : 32)

domingo, 10 de outubro de 2010

Na TV, Dilma fala em inovação e Serra, em mobilização pela educação

Candidata do PT repetiu comparações entre Lula e FHC.
Campanha de tucano reprisou ataques a adversária.

No horário eleitoral gratuito exibido na televisão na noite deste domingo (10), a candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, destacou que seu eventual governo vai conciliar continuidade e inovação. O programa também repetiu comparações entre os governos Luiz Inácio Lula da Silva e Fernando Henrique Cardoso.

O tucano José Serra, por sua vez, dedicou boa parte do seu tempo para a educação. O candidato defendeu uma mobilização nacional para melhorar a qualidade do ensino no país. O programa repetiu ainda a estratégia de usar uma atriz para fazer ataques a Dilma.

“Dilma é continuidade, Dilma é inovação”

O programa de Dilma foi o primeiro a ser exibido nesta noite e foi o mesmo que já tinha ido ao ar pela tarde. Ele começou com uma apresentadora destacando ações do governo Lula, como o Bolsa Família, o programa de habitação Minha Casa, Minha Vida, o programa Luz Para Todos, entre outros. Segundo a propaganda, essas ações não teriam acontecidos no governo de “Serra e FHC”.

Na sequência, a propaganda traz uma biografia da petista em que o narrador destacou que ela foi a primeira mulher a ocupar a Secretaria da Fazenda da prefeitura de Porto Alegre, a Secretaria de Energia do governo do Rio Grande do Sul e o ministério de Minas e Energia.

“Muitas vezes, as mulheres foram, pelo menos, secretárias de Educação. Agora, tinha certas áreas que era como se estivesse escrito na porta: ‘vetada a entrada de mulheres’. Porque também tem o estereótipo: frágil e meiga. A gente é frágil e meiga, mas não é só frágil e meiga. Somos capazes de decidir, temos posição, somos assertivas”, diz a candidata do PT.

Dilma destacou programas do governo federal como o Luz para Todos e criticou a gestão do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB). “Você não faz um programa desse sem ser gratuito. Sabe por que nunca fizeram? Porque queriam cobrar. Cobrar de quem é mais pobre. Como você pode cobrar de quem não tem nada, nem luz? Era assim que era na época do FHC, queriam cobrar”, afirmou.

O programa afirma que a candidata não dará simplesmente continuidade ao governo Lula. “Dilma é continuidade, Dilma é inovação”, diz uma das vinhetas. Na sequência aparecem ações do governo Lula e medidas que Dilma pretende tomar. Entre os temas citados está educação, saúde, infraestrutura e meio ambiente.

Serra pede mobilização pela educação

O programa de Serra começou da mesma forma que o exibido na parte da tarde, com uma atriz fazendo ataques a Dilma. A atriz afirmou que a candidata petista fez um “papelão” no primeiro turno.

“Qualquer coisinha você corria pra chamar o Lula. Dilma, faz tanto tempo que nós, mulheres, já somos independentes, temos nossa própria opinião, andamos com as nossas próprias pernas. Mas estou vendo que você chamou o Lula de novo, e pra quê? Pra olhar 16 anos pra trás e por defeito no governo Fernando Henrique? Cá entre nós Dilma, se o seu governo arrumou alguma coisa, não fez mais que a obrigação, certo? E se em oito anos não arrumou, pega muito mal você vir por defeito agora, concorda? Dilma, pense nisso, e fica com Deus, tá?”, disse.

Na sequência, aparecem imagens de partos e a narração fala em um “novo Brasil que está nascendo”. O candidato aproveita o tema para falar sobre a desilusão dos jovens com a política.

“A maioria dos jovens está desiludida com a política, com os escândalos, com o mensalão, problemas nos Correios, desvios de dinheiro público, mas eu sinto que há uma esperança, de que nós podemos sim enfrentar nossos problemas, como na saúde, na educação, na segurança, enfim, os grandes desafios, sem briga, na paz”, afirma o candidato.

O programa fala que este novo Brasil é o “Brasil da educação”. Serra afirma que é preciso fazer um planejamento de longo prazo para a área e cita o plano Real. “O Brasil precisa fazer um planejamento consistente, que não possa ser deixado de lado por nenhum governo. Há 15 anos atrás parecia ser impossível vencer a superinflação, aquela de 15% ao mês, mas nós fizemos plano real e nós vencemos. Governo e povo unido, é assim que nós vamos fazer pela educação, uma mobilização nacional pela melhoria do ensino público”

A propaganda do tucano fala ainda de temas ambientais e defende uma “economia verde”. Serra cita Chico Mendes como defensor do meio ambiente e destaca o Partido Verde e Marina Silva. O programa traz ainda imagens do candidato em campanha na Bahia e depoimentos de aliados em evento político realizado na semana passada em Brasília.

fonte:http://g1.globo.com/especiais/eleicoes-2010/noticia/2010/10/na-tv-dilma-fala-em-inovacao-e-serra-em-mobilizacao-pela-educacao.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário