Palavra do Senhor

"E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará." (João 8 : 32)

domingo, 10 de outubro de 2010

* Ahmadinejad agradece ao papa pela defesa do Alcorão e apela por colaboração.

O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, agradeceu ao papa Bento 16 pela “defesa do Alcorão” durante a polêmica gerada por um reverendo dos Estados Unidos que queria queimar exemplares do livro sagrado dos muçulmanos, em meados de setembro.
Em carta divulgada pelo seu site, o ultraconservador líder iraniano fez um apelo pela cooperação entre religiões para combater a degradação da sociedade, o laicismo e movimentos como a “islamofobia”.
“Quero agradecer à sua excelência por condenar a estúpida decisão de uma igreja da Flórida de injuriar o sagrado Corão, o que causou desgosto a milhões de muçulmanos por todo o mundo”, diz a carta.
Segundo a TVo estatal, o documento foi entregue ao pontífice em Roma pelo vice-presidente do Irã e encarregado de Assuntos Parlamentares, Mohamad Reza Mirtajodini.
Nele, Ahmadinejad aponta para “a necessidade de uma colaboração próxima entre as religiões para enfrentar aos movimentos destrutivos como o ateísmo e a influência dos materialistas, que estão corroendo a sociedade, especialmente a família e a juventude”.
A carta foi divulgada na mesma semana na qual os filhos de Sakineh Mohammadi Ashtiani, 43, acusada de assassinato e adultério e que poderia ser apedrejada no Irã, solicitaram a intervenção do Vaticano para salvar sua mãe.
A iraniana de 43 anos, acusada também de ter participado da morte do marido, foi condenada na Justiça ao apedrejamento pelo primeiro crime, mas teve a pena suspensa.
Depois, autoridades anunciaram o castigo de enforcamento pelo segundo delito, o que foi retificado pela Chancelaria do Irã, que afirmou que os procedimentos legais ainda não estavam concluídos.
Um dia depois do apelo, o papa recebeu ontem o vice-presidente do Irã para Assuntos Parlamentares, Seyed Mohammad-Reza Mir-Tajeddini.
“Foi um encontro muito breve que teve por objetivo a entrega de uma mensagem”, afirmou o porta-voz da Santa Sé, padre Federico Lombardi. Embora não se saiba o conteúdo da correspondência, em ocasiões anteriores o religioso evitou excluir a possibilidade de que a diplomacia do Vaticano interfira no caso.
Sobre a mensagem entregue ao papa, Lombardi apontou que a atitude não é incomum da parte de expoentes do governo ou embaixadores iranianos, mas que na maioria das vezes os textos se referem a “questões concernentes ao diálogo interreligioso ou princípios gerais, e não necessariamente a fatos da atualidade”.
De acordo com o jornal vaticano “L’Osservatore Romano”, o colóquio ocorreu logo após a tradicional audiência geral das quartas-feiras. Mir-Tajeddini estava acompanhado de uma comitiva.
Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/mundo/811287-ahmadinejad-agradece-ao-papa-pela-defesa-do-alcorao-e-apela-por-colaboracao.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário