A BÍBLIA PRECISA SER ATUALIZADA? UMA ANÁLISE REVISTA E CORRIGIDA DO ANTIGO DISCURSO
"A Bíblia precisa ser atualizada". Esse discurso é frequente. Recentemente foi trazido novamente à baila após a exposição do pastor Ed Kiwitz, viralizando nas redes sociais. Eu assisti o vídeo. Antes de mais nada, é importante deixar claro que é preciso entender o que o pastor expôs. Ele não falou da atualização textual, mas sim da atualização exegética e hermenêutica, ou seja, da interpretação e aplicação do texto bíblico no cotidiano. Ele foi infeliz na escolha das palavras e em algumas interpretações que fez para exemplificar, mas tem razão no cerne de sua tese: há muita barbárie sendo cometida "em nome de Deus", "com base na Bíblia", mas sem base bíblica alguma. Tudo por conta de uma interpretação que faz com que a Bíblia fale o que os autores originais nunca, em momento algum, tencionaram dizer. Os tristes exemplos de que o ensino dele é correto são notórios. Aqui, pretendo mostrar os pontos de concordância e acerto de sua parte.
Eu tenho aqui nesse blog procurado ensinar que a Bíblia se interpreta pela própria Bíblia, regra hermenêutica oriunda da Reforma Protestante. Ela é suficente em si mesma e inerrante. Além disso, a interpretação bíblica tem em Cristo Jesus a chave hermenêutica, isto é, toda a interpretação e aplicação das Escrituras deve ser com base em Cristo, a Palavra Eterna. Ele mesmo nos deixou esse exemplo: "ouviste o que foi dito aos antigos"..."eu, porém, vos digo".
Note que não estamos aqui falando em mudar o texto, nem inserindo nada nele nem subtraindo nada. O próprio Jesus nos ensinou que suas palavras são eternas:
Veja a postagem completa em:
http://apenas-para-argumentar.blogspot.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário