Palavra do Senhor

"E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará." (João 8 : 32)

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Líder, sendo um bom liderado. Liderado, aprendendo a ser um bom líder

Às vezes em nossa caminhada como cristãos e também na vida secular nos depararam com algumas situações que nos despertam a atenção. Em todo o momento, nos deparamos ou esbarramos em algo que convivemos diariamente; seja no trabalho, seja na igreja, nos estudos etc. Sempre temos alguém acima de nós, ou seja, sempre temos um líder.

Os fatos que serão mencionados aqui dizem a respeito da relação “Líder x Liderado”, onde estes dois atores são importantes e necessários na sua subsistência. Esta relação que pode ser, por analogia, ligada à meteorologia: que ora está com o céu limpo e sem nuvens e um belo sol , ora está sujeito a chuvas e trovoadas, torna este assunto mais interessante. Quem é que nunca discordou do seu líder na igreja, ou chefe no trabalho? Quem é que nunca enquanto o seu líder falava você cutucava alguém do seu lado e dizia “- Não concordo!” ou “-Não gosto como ele faz isso”? Ou ainda, quem nunca disse ou ouviu alguém dizer ”- Isto não vou fazer!” ou “Eu não, ele só sabe mandar” ?

São situações como estas mencionadas acima que nos levam a pensar nos seguintes pontos: E quando eu estiver na pele de um líder? Quando eu estiver do lado de lá, como vai ser? É sempre bom lembrar que um bom líder é aquele que sabe ser um bom liderado. Com isso, podemos recordar do que está escrito na palavra em Colossenses 3.23 “E tudo o quanto fizerdes, fazei-o de todo coração, como ao Senhor, e não aos homens”. Resumindo: Faça o melhor como se fosse para Deus! Ser sincero naquilo que se faz é melhor do que se fazer de qualquer jeito, pois isso atrapalha não só quem está liderando como ao próprio liderado.

Quando falamos de liderança logo nos vem à cabeça um personagem da narrativa bíblica: Moisés. Temos relacionado a Moises alguns pontos onde veremos que ele foi um líder levantado por Deus e que passou por muitas dificuldades que nós passamos, seja como líder ou liderado. Dúvidas e questionamentos dos que caminhavam com ele no deserto fizeram parte da “gestão” de pessoas de Moisés (podemos até brincar e dizer que ele foi um grande homem de RH onde Deus era o seu chefe). Abaixo, os pontos sobre os quais é bom lembrar-se do por que da existência de um líder:

· (Ex. 17.5) Moises recebeu a direção de Deus para que caminhasse adiante do povo. Isso nos revela a necessidade do líder ter iniciativa e observar os direcionamentos de Deus;

· (Ex. 18.13-26) Moisés, por conselho de Jetro, dividiu a responsabilidade com outros líderes. Aqui é mostrado que o líder precisa ouvir conselhos dos mais experientes e evitar a centralização do trabalho, que pode tornar o trabalho do líder mais difícil e menos produtivo;

· (Ex. 32.11-14) Moisés, apesar das falhas do povo, não se eximiu da tarefa de interceder por eles. Este trecho da palavra nos mostra que o líder deva ter compaixão pelo povo, interceder por eles, apesar de suas falhas.

Qualidades que um líder deve ter:

· Estar sob a direção de Deus;

· Saber o que falar e quando falar;

· Saber ouvir;

· Ter vontade de ensinar;

· Ter o tom de voz adequado;

· Ser humilde;

· Ser paciente;

· Reconhecer seus liderados;

· Saber a quem e o que delegar algo;

· Saber formar novos e bons líderes.

Lembre-se: ”ser líder é ser formador de opinião. Então, tenha cuidado no seu proceder e no seu falar! O líder de amanhã será seu espelho de hoje”.

Qualidades de um bom liderado (aspirante a líder):

· Ser humilde;

· Saber ouvir;

· Ter muita vontade de aprender;

· Ser paciente;

· Fazer as coisas da melhor forma possível.

Faça com que o seu liderado se sinta importante, mas não deixando que ele se torne auto-suficiente achando que não precisa mais da figura do líder.

Concluindo: não importa de que lado você está se agora você é um líder, amanhã poderá ser um liderado e se você é um liderado hoje, amanhã você pode se tornar um líder. Sendo assim, o mais importante é fazer tudo como se fosse pra Deus.

Amém e até a próxima! Que Deus te abençoe!

Por Daniel Memoria (perfil no G+ Social)
Sou Daniel Memoria e congrego há 12 anos na Igreja Pentecostal do Senhor Jesus em Anchieta RJ onde sou ministro de louvor,obreiro e trabalho com os jovens; sou líder do Ministério de Louvor Mãos Erguidas (http://www.maoserguidas.com), que é um ministério de louvor interdenominacional e neste grupo toco teclado, canto e componho nossas músicas. Terminei o curso de analista de sistemas e trabalho em uma multinacional na área de consultoria, pretendo me especializar na área de mídias digitais e logo,logo começar o seminário.

Fonte: Gospel+

Nenhum comentário:

Postar um comentário